Albufeira acolhe 9.ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal em maio Print


Os melhores vinhos nacionais vão estar em destaque no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), entre 5 e 8 de maio, na 9.ª edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, organizada pela Confraria do Bacchus de Albufeira.
O evento conta com a participação de cerca de 110 produtores oriundos das mais variadas regiões vinícolas nacionais, de Trás-os-Montes ao Algarve, e pretende atrair mais de dez mil visitantes.
“A 9.ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal é uma das mais conceituadas e visitadas demonstrações de vinhos realizadas a sul do país, sendo já considerada um marco no panorama vínico nacional”, refere a organização, que conta com o apoio da autarquia local.
Ao longo de quatro dias, viticultores, enólogos, profissionais do setor e da restauração, assim como apreciadores – sem esquecer os turistas portugueses e estrangeiros -, terão oportunidade de conhecer o que de melhor se produz num segmento em notória evolução.
Com casa cheia no que toca aos expositores, o certame tem à venda um copo de degustação pelo preço de 3 euros.
Apesar de ser dedicada ao vinho, a mostra também divulga outros produtos regionais, como o azeite, e algumas iguarias confecionadas por vários «chefs» algarvios, em diversos «showcookings».
“Começámos em 2009 com 42 produtores e este ano teremos mais de 100, excedendo a lotação do EMA. É, de facto, um marco no panorama nacional vínico nacional, sendo a maior mostra de vinhos no sul do País, procurada por milhares de apreciadores, tanto nacionais como estrangeiros”, salientou Carlos Oliveira, chanceler da Confraria do Bacchus de Albufeira,
“A Confraria do Bacchus sente um enorme orgulho por, com este evento, cumprir um dos principais objetivos que levaram à criação da mesma, que são promover, divulgar e defender os vinhos nacionais, em particular os do Algarve”, acrescentou o líder da confraria, que celebra o seu 10.º aniversário em 12 de abril.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, também elogiou o evento, que, considerou “suplanta o próprio concelho, na medida em que promove não só os vinhos regionais do Algarve como todos os vinhos do país, ao mesmo tempo que mostra aos portugueses e aos muitos estrangeiros que visitam Albufeira que Portugal é um país de grande qualidade em termos de vinhos e, também, de grande diversidade de produtores”.
In: Região Sul