De origem que remonta a tempos pré-históricos, Albufeira foi ocupada pelos Romanos que lhe chamaram “Baltum”, e pelos Árabes que lhe chamaram “Al-Buhera”.
O atual topónimo de Albufeira provém da denominação árabe que significa "castelo do mar", razão que poderá estar ligada à proximidade da povoação ao oceano ou à lagoa que se formava na zona baixa da localidade.
Durante séculos, esta foi terra de pescadores, facto que continua bem presente nos hábitos e tradições locais. Na década de 60, a cidade despertou para o Turismo. Foi nesta época que muitas pessoas faziam quilómetros para descobrir a então vila escondida no sul de Portugal.
Albufeira tem estado num processo de crescimento e modernização que a levou a ser considerada um dos centros turísticos mais importantes e conhecidos do sul da Europa.
A zona antiga da cidade é ainda um local de visita obrigatória que nos remete para outros tempos. Com o mar ali tão perto, as ruas são íngremes e estreitas, o casario é branco e invariavelmente radioso, as pessoas são afáveis e acolhedoras, os cheiros são ricos e cativantes. São razões mais do que suficientes para dar por bem empregues umas boas horas de passeio por esta zona.
Fica também um convite, para visitar as várias galerias de arte em Albufeira, que remetem à cidade e aos seus costumes.
© 2023 Visit Albufeira | allrights | Desenvolvido por Kapta.