Praias

Com cerca de 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada.

Albufeira é um dos concelhos do País com o maior número de Bandeiras Azuis galardão que atesta a qualidade das praias em itens como a limpeza, as acessibilidades ou as águas. A beleza e diversidade da costa fazem de Albufeira um lugar único.

A zona a Leste do concelho é uma zona de arribas altas, de tons vermelhos, castanhos e brancos, povoada no topo por um bosque de pinheiros, o que transforma a zona num local privilegiado para longas e relaxantes caminhadas.

A partir da Praia da Oura até à Praia do Peneco, encontramos as praias mais frequentadas e mais próximas das zonas urbanas. Nesta faixa é também possível desfrutar de uma paisagem verdadeiramente interessante do ponto de vista morfológico, onde diversas formações rochosas se apresentam com formas majestosas e peculiares ao longo de uma plataforma rochosa, habilmente esculpida pelo mar.

A Praia dos Pescadores, cartão-de-visita de Albufeira, é local de paragem obrigatória, sendo palco de diversos acontecimentos desportivos e culturais no Verão.

A partir da Praia da Galé para Oeste, encontra-se a Praia dos Salgados. É também aqui que se dá uma mudança na paisagem. A faixa costeira passa a caracterizar-se por um sistema dunar muito interessante e de vegetação característica. A Lagoa dos Salgados é um local de visita obrigatória, onde poderá observar diversas espécies de avifauna.

As diversas praias do concelho de Albufeira poderão servir para os mais variados propósitos: caminhadas, lazer, desporto, ou simples descanso. Aqui pode juntar e desfrutar deste imenso património natural.

Entre finais de Abril a Outubro, altura em que as concessões das praias estão a funcionar, é possível encontrar, praticamente em todas as praias, diversas actividades desportivas e lúdicas que lhe proporcionarão momentos de grande adrenalina. As praias estão equipadas com infra-estruturas e serviços balneares de excelente qualidade que permitem usufruir de momentos de lazer em plena segurança e conforto.

O mergulho autónomo é uma das muitas actividades que pode praticar em Albufeira e onde a beleza do mundo subaquático o surpreenderá.

As restantes épocas do ano apelam a uma diversidade de actividades que vão desde um curto passeio pela praia, passando pela leitura de um livro sobre uma esteira.

Salgados Areal muito extenso e serpenteado por um cordão dunar que é interrompido por uma pequena depressão, resultante das escorrências de águas vindas da Lagoa dos Salgados durante o período invernal. Para chegar à praia percorre-se um empreendimento turístico associado ao campo de golfe aí existente. A praia tem um areal com cerca de 1500 metros e um parque de estacionamento pavimentado junto à mesma, com lugares de estacionamento para cidadãos com mobilidade reduzida. A lagoa possui um amplo espelho de água, com vegetação própria das zonas húmidas, sobretudo por juncais de zonas salobras e caniçais. O galeirão, o corvo-marinho, o calmão, o flamingo e o perna-longa - estas duas últimas ameaçadas na Europa – são algumas das espécies da avifauna que aqui pode observar. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas e outros.

Galé Oeste Areal com cerca de 500 metros que se estende até á Praia dos Salgados. No areal pode encontrar algumas formações rochosas que emergem das areias, proporcionando pequenas enseadas e abrigos aos banhistas. Existe um parque de estacionamento pavimentado e o acesso à praia é feito por rampas em terra batida. Na época balnear é muito procurada por banhistas. Serviços existentes na área de recreio: Gaivotas, tubarão, sky e motas de água.

Galé Leste Areal de extensão reduzida, com formações rochosas recortadas e uma interessante arriba de cor alaranjada, com um bosque de pinheiros no topo, que lhe dá uma plasticidade interessante. Possui um parque de estacionamento, incluindo lugares para cidadãos com mobilidade reduzida, e bons acessos, podendo chegar-se de carro até próximo da praia, a qual é acedida por escadas ou rampa. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas, gondola, ski tubarão, bóias e caiaque.

Manuel Lourenço Pequeno areal localizado entre a Praia da Galé Leste e a Praia do Evaristo, apresenta uma arriba muito recortada com formas peculiares. Possui uma plataforma rochosa que na maré baixa permite ir à descoberta da vida marinha entre marés. O acesso é feito por estrada e por caminho de terra batida. Possui um parque de estacionamento à entrada da praia, com lugares de estacionamento destinado a cidadãos com mobilidade reduzida, podendo ser acedida por rampa ou por escada de madeira. Encontra-se encaixada sob a arriba e dispõe de boas estruturas e equipamentos, sendo ideal para a prática de mergulho e actividades de exploração.

Evaristo Praia encaixada entre uma carriba, com uma extensão de areal de 400 metros, com grandes blocos rochosos junto à zona de rebentação. Possui boas infra-estruturas e equipamentos. O acesso é feito por estrada, podendo-se chegar de carro, até próximo da praia, onde se encontra um parque de estacionamento de terra batida. A descida até ao areal, faz-se por rampa ou por escadas de madeira. Na área envolvente desta praia encontram-se algumas unidades turísticas compostas por moradias e hotéis.

Castelo Pequeno areal com cerca de 200 metros abrigado por uma arriba, de paredes rochosas recortadas que se elevam a cerca de 30 metros de altura, apresenta-se com diversos recortes que oferecem recantos e pequenas enseadas aos banhistas. O acesso à praia faz-se através de escada em madeira. Possui parque de estacionamento em terra batida e acesso pavimentado. O seu topónimo tem origem na atalaia edificada em meados do séc. XVI e que tinha por objectivo vigiar a costa dos ataques de corsários vindos do norte de África. Actualmente pode-se observar as suas ruínas junto de um dos empreendimentos situados no acesso à praia.

Coelha Pequena enseada encaixada entre arribas altas. O acesso à praia é pedonal por campos agrícolas, com o parque de estacionamento alcatroado a cerca de 400 metros da praia. Desce-se ao areal por escadas em madeira. A praia conserva uma vegetação original e as formações rochosas apresentam recortes desgastados pela erosão, que convidam a passeios pela arriba.

São Rafael Envolvida por uma arriba bastante fracturada, com pequenos leixões que emergem do mar, a praia possui boas infra-estruturas e equipamentos. Possui um parque de estacionamento próximo da praia, com lugares para cidadãos com mobilidade reduzida, e o acesso à praia é feito por escadas e rampa.

Arrifes Pequena enseada com alguns leixões, apresenta-se abrigada do vento por arribas baixas, onde se pode observar alguns algares. Tem parque de estacionamento em terra batida, e o acesso à praia é feito através de escadas em madeira.

Peneco Situada em plena frente urbana da cidade, a praia é acedida por um túnel escavado na arriba e que liga a mesma à Rua 5 de Outubro. Pelo topo da arriba, também é possível descer até ao areal por umas escadas em alvenaria que existem a partir da Esplanada Dr. Frutuoso da Silva. O areal tem cerca de 1 quilómetro, sendo interrompida por uma arriba que a divide da Praia dos Pescadores. Serviços existentes na área de recreio: gaivotas.

Pescadores Envolvida por uma arriba a Este e por um anfiteatro de casario branco a Norte e a Oeste, a praia é acedida pela baixa da cidade, através da Av. 25 de Abril. O estacionamento é feito num parque de estacionamento em silo, conhecido por P5. O nome desta praia tem origens nos muitos barcos de pesca artesanal que outrora aí ficavam e que actualmente transitaram para o moderno Porto de Abrigo. É frequente ao fim das tardes servir de palco a um set de futevólei, modalidade desportiva que teve as suas raízes nestes areais. Serviços existentes na área de recreio: passeios turísticos, motas de água, gaivotas, ski tubarão, bóias, paraquedas e caiaque.

Inatel Tipicamente urbana, a praia deve o seu nome ao edifício do Inatel, o qual se localiza nas imediações da mesma, sendo limitada por um extensa arriba rectilínea e íngreme, onde a barrinha e a salgueira se apresentam debruçadas sobre a falésia.

Alemães Situada no seguimento da Praia do Inatel, no sentido Este. Possui várias linhas de escorrência de águas das chuvas que interrompem a arriba, recortando-a em relevos característicos. No topo da arriba podem-se observar pequenos apontamentos de pinheiros-mansos circundados por aroeiras. Serviços existentes na área de recreio: passeios turísticos, gaivotas, ski tubarão e bóias.

Aveiros Praia encaixada sob uma arriba, com uma pequena linha de água que desagua no areal na época húmida, é ladeada por canaviais e por uma linha de choupos. Possui um areal de 200 metros, o acesso é parte pavimento e parte em terra batida, podendo-se aceder de carro, bicicleta ou a pé. Possui um parque de estacionamento e boas infra-estruturas e equipamentos. Para nascente, podemos encontrar uma grande plataforma rochosa que forma um extenso passeio, propício para uma agradável caminhada até à Praia do Forte de São João.

Oura Próxima de um aglomerado urbano composto por zonas de habitação, restaurantes e lojas, a Praia da Oura possui uma extensão de areal considerável, sendo interrompido pela Pedra dos Bicos, formação rochosa saliente e muito recortada e que divide o areal da parte poente da nascente. O acesso é feito por estrada, possui parque de estacionamento e boas infra-estruturas e equipamentos.

Oura Leste Situada entre a Praia da Oura e a Praia da Santa Eulália, próximo de um aglomerado urbano composto por hotéis, zonas de habitação, restaurantes e lojas. O acesso é feito por estrada. Possui parque de estacionamento próximo da praia, à qual se pode aceder por rampa ou por escada. Encontra-se encaixada sob uma arriba, dispondo de boas estruturas e equipamentos.

Santa Eulália Areal amplo e envolvido por arribas baixas com um bosque de pinheiros-mansos no topo da mesma. Possui parque de estacionamento com lugares para cidadãos com mobilidade reduzida e bons acessos. Dispõe de boas infra-estruturas e equipamentos, com diversos recantos, oferecidos pelas formações rochosas aí existentes. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas, ski tubarão, bóias e caiaque.

Maria Luísa Praia encaixada sob arriba, possui uma linha de água que aflui ao areal em tempo de chuva, formando um barranco, o qual interrompe a falésia. O acesso é feito por estrada e por um caminho em terra batida, possuindo um parque de estacionamento à entrada da praia, com lugares para cidadãos com mobilidade reduzida. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas, ski tubarão, bóias e caiaque.

Olhos D’Água Inserida na pitoresca povoação de Olhos de Água, a praia deve o seu nome aos famosos “olheiros” – nascentes de água doce que brotam no areal e que podem ser observados durante a maré baixa. A praia possui um varadouro, onde os pescadores aí deixam os seus barcos de pesca tradicional, tendo como pano de fundo uma imponente falésia de areia e argila de tons avermelhados. O parque de estacionamento inclui lugares para cidadãos com mobilidade reduzida. O acesso à praia é feito por rampa e escadas.

Barranco das Belharucas Praia com galardão de “Praia Dourada”. Extenso areal com arriba contínua. Possui boas infra-estruturas e equipamentos, com uma oferta de actividades aquáticas muito diversificada. O acesso pode ser feito de carro ou a pé, por um caminho de terra batida. Possui um pequeno parque de estacionamento junto à praia, com lugar para cidadãos com mobilidade reduzida. Com arribas altas e ravinadas, esta praia transforma-se num dos locais ideais para os abelharucos aí escavarem os seus ninhos durante a época de reprodução. Em 2000 recebeu o galardão de Bandeira Dourada pela sua envolvente rica e moderadamente usada, sob o ponto de vista ambiental. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas, gondola, ski tubarão, windsurf e vela.

Falésia - Açoteias Areal sob arriba de argila vermelha com apontamentos de areia branca, que se eleva a 40 metros de altura. Possui um bosque de pinheiros-mansos no topo da falésia, por onde se desenvolvem diversos trilhos que permitem caminhadas sobranceiras à linha de costa. Do alto da falésia temos uma excelente perspectiva da grandiosidade com que a natureza abençoou este local, sendo possível observarmos a totalidade da arriba, tanto para nascente, até perder o areal de vista, no limite do concelho, como para poente, quando é abruptamente interrompida para dar lugar a uma falésia calcária de tons amarelados. A praia tem acesso por estrada e possui um parque de estacionamento junto à mesma, com acesso por escadas de madeira. Dispõe de equipamentos de recreio. Serviços existentes na área de recreio: gaivotas, gondolas, ski tubarão, bóias e caiaque.

Falésia - Alfamar Localizada junto ao hotel Alfamar, caracteriza-se por um areal extenso e sobranceiro a uma arriba contínua. O acesso é feito por estrada até ao parque de estacionamento, seguindo-se um percurso pedestre até à praia, à qual se acede por rampa.

Rocha Baixinha Oeste Praia onde a arriba argilosa é de baixa altura, dando lugar progressivamente a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias. No entanto, a arriba é formada essencialmente por argila, o que lhe confere um tom de vermelho intenso, especialmente quando batida pelo Sol. O acesso à praia é feito por um caminho de terra batida, podendo ser feito a pé ou de carro. Possui parque estacionamento próximo da praia, à qual se pode aceder por rampa e escada. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas e windsurf.

Rocha Baixinha Esta praia, que possui um areal com cerca de 500 metros, fica situada entre a Rocha Baixinha Nascente e a Rocha Baixinha Poente. O acesso a esta praia é feito em terra batida com alguma área para estacionamento. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, ski tubarão, bóias e paraquedas.

Rocha Baixinha Leste A praia situa-se no limite do concelho de Albufeira. O areal é acompanhado por um campo dunar, com uma flora diversificada e que se pode observar a partir dos diversos passadiços sobrelevados. O acesso a esta praia é feito por um caminho em terra batida. Serviços existentes na área de recreio: motas de água, gaivotas, ski tubarão, bóias e pára-quedas.