A Cidade

Já se imaginou numa cidade antiga, com ruas mouriscas, praias límpidas e que disponha, ao mesmo tempo, do conforto que os tempos modernos oferecem? Albufeira é uma cidade assim. Histórica, cosmopolita e muito acolhedora.

Albufeira é uma das cidades mais antigas do Algarve. O seu nome deriva do árabe e significa “castelo do mar”. Por ocupar o lugar central da Região, torna-se mais atractiva pois agrega características quer do barlavento, quer do sotavento.

Outrora uma típica vila de pescadores que apaixonou artistas, pintores, poetas e escritores, Albufeira afirma-se hoje como um dos mais importantes e movimentados centros turísticos do Sul da Europa. Ao longo de mais de 30 quilómetros de costa, aqui encontra as mais belas e variadas praias de Portugal. Paisagens deslumbrantes, areia fina e águas limpas com temperaturas bem agradáveis. Um concelho moderno, bonito, activo e atraente, mas respeitador do seu património, da sua história e das suas tradições.

E Albufeira tem muito para oferecer. No Verão com o sol, a animação e a alegria. No Inverno com a temperatura amena, os sabores para descobrir, os recantos para visitar. Mas todo o ano com a excelência da hotelaria, o profissionalismo de quem gosta de atender e a simpatia contagiante de quem sabe receber.

E se no litoral, a zona antiga nos faz reviver tempos passados e nos remete para outras vivências que se cruzam com uma acentuada modernidade, à medida que caminhamos para o interior notamos os traços vincados de uma personalidade muito própria. E aí descobrimos que Albufeira é muito mais do que mar.

Se o azul das águas faz brilhar Albufeira, o verde dos campos cativa e seduz. E depois há esse imenso património humano composto de pessoas que gostam de receber e partilhar este mundo tão particular. Um gosto que torna Albufeira um concelho único e de grande diversidade cultural.

Um destino que, uma vez visitado, se torna verdadeiramente inesquecível e inevitavelmente contagiante.

Este é o encanto de Albufeira.