Na região de Albufeira

Nas recepções dos hotéis, agências de viagem e algumas lojas pode encontrar muitos programas que incluem excursões por todo o Algarve. Jeep Safaris, magníficas travessias de barco ao longo da costa e visita às emblemáticas grutas. Quanto aos deportos aquáticos existem muitas alternativas, desde windsurf, vela, mergulho, jet ski, ski aquático e parasailing.

A Marina de Albufeira veio alargar as actividades aquáticas. Portanto se gosta de mar pode optar por uma travessia ao longo da costa numa agradável atmosfera, ou ir para o mar alto para encontrar os adoráveis golfinhos, ou ainda fazer mergulho.

Pode visitar o Zoomarine e ver diferentes espécies de animais, sair e experimentar a vibrante vida nocturna de Albufeira, ir à praia, ir às compras, ter uma óptima refeição, caminhar no centro histórico da cidade, e muito mais.

O interior de Albufeira é também muito rico em experiências. Caminhar pelo interior dos municípios e desfrutar da paisagem rural, ou passear pelos Salgados, junto à lagoa, onde pode observar a incomparável fauna e flora enquanto vê de perto as diferentes espécies de aves que aí nidificam.

Jogar Golfe

Se gosta de jogar golfe pode encontrar 3 campos em Albufeira que estão inseridos em Resorts de qualidade e que oferecem também verdadeiros cenários distintivos.

Balaia Golf Village Course Situa-se entre Albufeira e Olhos d’Água, o campo de golfe tem 984 metros e é composto por 9 buracos. Este é o campo ideal para testar a habilidade do jogador, independentemente do seu handicap. Aqui pode jogar com 9 buracos ou pode optar por sair e jogar com 18 buracos, a fim de se concentrar num jogo curto sem a disciplina que por vezes é necessária na prática.

Salgados Golf Club Este campo de 6,080 metros está localizado no lado ocidental do concelho de Albufeira, numa área de lagoa. Tem 18 buracos, razoavelmente bem equilibrados, cada uma das duas metades do campo tem dois par 5, aproximadamente com 500 metros, e dois par 3 com 170 metros. No total, o campo perfaz um par de campo 72.

Pine Cliffs Campo de golfe de 2,274 metros, composto por 9 buracos, com vistas espectaculares para o mar e para a falésia. Tem um grupo de quatro par 3, quatro par 4 e um par 5, o último na realidade é um par 4 com 400 metros, no entanto continua a ser um excelente buraco. O destaque do pine Cliffs é o buraco número 9, jogado sobre uma ravina com cerca de doze metros de altura e com uma vista de tirar o fôlego.

Zoomarine

O Zoomarine é um parque temático na Guia, onde poderá passar um excelente dia com toda a família.

Pode passear o dia a ver os golfinhos, focas e tubarões, tartarugas, aves exóticas, aves marinhas, crocodilos e peixes tropicais.

O parque tem também restaurantes, lojas, divertimentos piscinas e uma praia. Viste Zoomarine website para mais informação.

Vinícolas

Faça uma excursão às vinhas e adegas na Quinta do Miradouro e desfrute duma degustação da Vida Nova do Sir Cliff Richard. É um excelente dia de entretenimento durante as suas férias em Albufeira.

Todo o processo, desde o crescimento das uvas ao engarrafamento do vinho, ocorre na propriedade. A vinha está situada a poucos quilómetros do noroeste de Albufeira.

As visitas têm uma duração de uma hora e para degustação é necessária a marcação prévia. Há vários horários durante o dia, dependendo da altura do ano e da disponibilidade. Visite o website para fazer a sua reserva.

Passeios de Barco

Se quer desfrutar de uma experiência lá fora no mar poderá optar pelos iates, veleiros, catamarans e barcos de pesca desportiva.

Em Albufeira encontra todas estas opções à sua disposição: aluguer de barcos de todos os tipos, veleiros, iates, catamarans, um barco com ou sem capitão.

Navegue ao redor da costa de Albufeira, no Algarve, em iates. Pode ter um dia divertido, fazendo pesca desportiva ou simplesmente passeando no profundo mar azul, enquanto desfruta do calor do sol.

Mais Informação Acerca de Passeios de Barco em Albufeira

Observação de Golfinhos

O Algarve há muito tempo que é conhecido pela sua costa lindíssima, com infindáveis trechos de areia dourada, falésias escarlate e um mar cintilante; é frequentemente indicado como um dos melhores locais para férias na praia. Com uma costa tão esplendorosa não há dúvida de que as viagens e excursões de barco são um passatempo muito popular, e como um bónus extra o Algarve é um lugar onde se pode encontrar uma das criaturas mais inteligentes e adoradas da terra os golfinhos.

As águas nesta região são povoadas por várias baleias, golfinhos e toninhas, em várias Alturas durante o ano. As espécies mais habituais são os golfinhos comuns (Delphinus delphis) e os golfinhos nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), portanto são estes que poderá observar.

Os golfinhos são bastante reconhecidos como animais sociáveis e o seu comportamento é uma fonte constante de fascínio para os biólogos e fans de golfinhos. Os turistas ficarão maravilhados com o nível de interacção dos golfinhos, que com boa disposição nadam e mergulham em torno do barco, não se mostrando incomodados com as pessoas nem com os flashes das camaras fotográficas.

As excursões são realizadas por equipas experientes que conhecem os melhores locais para encontrar golfinhos.

Mais Informação Acerca de Observação de Golfinhos em Albufeira

Pesca Desportiva

As correntes quentes do Mediterrâneo que fluem ao longo do Algarve provaram que este espaço é um local de classe mundial para pescar um Marlin-azul, Marlin-branco, Tubarão Mako, ou Tubarão-martelo.

Com uma forte tradição marítima, a pesca de mar no Algarve é uma parte integrante da alimentação e cultura desta região. Nas águas portuguesas podem ser encontradas mais de 200 espécies de peixe, incluindo marlins de 450 kg, logo há muitas oportunidades fantásticas de pescaria. Actualmente oferecemos recifes, mar e pesca desportiva no Algarve.

Se pretender ir pescar para o mar, poderá alugar um barco para si e seus companheiros, ou poderá juntar-se a uma viagem de grupo previamente providenciado. Os nossos experientes guias locais irão fornecer-lhe os conhecimentos internos, todo o equipamento de pesca e iscos, e no caso de ser um principiante irão mostrar-lhe as cordas. A maioria dos barcos operam capturas e têm políticas de lançamento para a pesca desportiva das espécies mais raras de peixe, mas você poderá levar consigo outros peixes comuns para fazer um barbecue!

Os amigos ou família que não pescam são também bem-vindos e poderão ficar tentados com a promessa de fantásticos cenários, um bronzeado e ainda a possibilidade de verem golfinhos selvagens.

Não perca uma experiência destas e viva uma verdadeira viagem aventureira de pesca.

Mais Informação Acerca de Pesca Desportiva em Albufeira

Passeios a pé

Para os apreciadores de ambientes naturais, não há nada melhor que uma boa caminhada com a possibilidade de se deparar com alguns lugares extremamente bonitos que o irão surpreender com as suas peculiaridades.

Além das excelentes condições meteorológicas, especialmente no final do inverno e durante toda a primavera, Albufeira oferece variados tipos de cenários para visitar: praias, pinhais, falésias e formações rochosas.

Durante a maré-baixa, o mar convida-o a dar um longo e prazeroso passeio ao longo da praia.

Na Praia da Falésia poderá andar ao longo do areal, bem como no cimo da falésia, tendo sempre o mar como fundo.

Desde a Ponta da Baleeira até à Praia dos Salgados encontrará locais adequados para passear. Aí irá encontrar interessantes formações rochosas.

Nos Salgados há uma lagoa, e para quem gosta de observar aves é um verdadeiro deslumbramento. A Lagoa dos Salgados tem um ecossistema único no país e é visitado por inúmeras espécies de aves raras.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro, as floridas amendoeiras convidam-no a visitar lugares como Paderne, Guia e Olhos d’Água, onde pode apreciar uma beleza imensa.

Em Paderne existem 3 diferentes roteiros para caminhar.

Na área das Açoteias existem muitos trilhos e passadeiras onde pode caminhar e andar de bicicleta. Todas as manhãs muitas pessoas utilizam esses trilhos.

Vistas esplêndidas e excelentes condições para a prática desportiva, que inclui a Cross Country na Açoteias, onde o lendário evento Cross das Amendoeiras em Flôr ocorre.

Mais Informação Acerca de Passeios a Pé em Albufeira

Mergulho

Albufeira é uma das cidades à beira-mar mais populares do Algarve que oferece um fácil acesso para os melhores locais de mergulho da nossa costa.

Neste concelho pode ter acesso a uma grande variedade de experiências de mergulho, desde mergulho entre os destroços, grutas e recifes artificiais, a uma abundância de locais de mergulho na margem e à superfície.

A riqueza de vida marinha, a costa maravilhosa e o bom tempo a maior parte do ano, são factores que tornam Albufeira um destino de topo para o mergulho.

Mais Informação Acerca de Mergulho em Albufeira

Passeios de Bicicleta

Albufeira oferece uma imensa variedade de cenários e locais de interesse onde é mais fácil de alcançar utilizando uma bicicleta.

Os passeios de bicicleta são adequados para qualquer tipo de ciclista, tanto para os apreciadores de distâncias curtas e solos relativamente planos, longe do trânsito, como para os mais experientes que gostam de desafios mais exigentes.

Dependendo das suas preferências, poderá optar por qualquer viagem de bicicleta desde os 20 – 35 km, aproximadamente 2 a 4 horas, que lhe permite parar ao longo do caminho, tirar fotografias e desfrutar de algumas vistas maravilhosas.

Podemos fornecer-lhe várias opções de passeios com guia que combinem com o seu nível de aptidão e requisitos. Providenciamos uma bicicleta de montanha de boa qualidade e um capacete da loja de aluguer de bicicletas de montanha, da região Algarvia.

Mais Informação Acerca de Passeios de Bicicleta em Albufeira

Jeep Safaris

As excursões de Jeep Safaris são uma excelente forma de explorar o Algarve. Junte-se a numa das expedições de jeep safaris pela zona rural, faça uma pausa para um almoço tradicional e refresque-se nas águas cristalinas de um rio Algarvio.

Os Jeep Safaris propiciam um conhecimento único do Algarve e levam-no a alguns dos lugares mais escondidos da região. Prove alguns produtos regionais, tais como o Medronho ou o Licor de Amêndoa, vindos directamente do produtor, veja os artesãos locais a tecer cestos, como têm vindo a fazer ao longo das gerações, descubra os sobreiros e veja os apicultores a produzirem o mel pelo qual o Algarve é célebre.

Mais Informação Acerca de Jeep Safaris em Albufeira

Feiras, Mercados e Antiguidades

Em cada freguesia do concelho, pode encontrar os tradicionais mercados municipais, onde se vendem todos os bens de primeira necessidade, desde frutas, vegetais e legumes, peixe e carne, mas também produtos da doçaria regional e artesanato. Os mercados locais são zonas de visita obrigatória para quem quer conhecer um pouco melhor os hábitos e tradições locais.

Os mercados de rua que marcam presença em Albufeira, Guia e Paderne, constituem também uma importante atracção turística. Estes mercados caracterizam-se por um colorido de produtos expostos em bancas e tendas, sendo na maior parte das vezes possível regatear o preço com os feirantes. Aqui poderá encontrar diversos tipos de produtos, nomeadamente, os têxteis, o calçado e as utilidades.

O mercado dos Caliços, em Albufeira, realiza-se nas 1ª e 3ª Terça-feira de cada mês; o mercado da Guia realiza-se na 3ª Sexta-feira do mês e o mercado de Paderne realiza-se no 1º Sábado de cada mês.

As Feiras das Velharias são outro acontecimento que reúne diversos vendedores de rua e onde se encontram produtos muito interessantes e por vezes verdadeiras relíquias. A feira das velharias de Albufeira, na Rua das Escolas, realiza-se no 3.º Sábado de cada mês. A outra feira das velharias de Albufeira, na Av. Sá Carneiro-Zona Norte, realiza-se no 2.º Sábado de cada mês. A feira das velharias dos Olhos d’Água realiza-se no 1.º Domingo de cada mês.

Anualmente realizam-se no concelho três feiras. A 25 de Julho, tem lugar em Paderne, a Feira Franca de Santiago, a 7, 8 e 9 de Outubro acontece a Feira da Guia e a 29 de Novembro a Feira Franca de Albufeira. Estas são as feiras mais importantes e de maior dimensão que se realizam no concelho.

Tanto os mercados de rua como as feiras francas são locais de visita obrigatória.

City Sightseeing’s Tour

Faça uma viagem à volta da cidade e aproveite uma vista panorâmica de 360º, da parte superior de um autocarro com dois andares. Faça uma visita completa ou faça algumas paragens convenientes para seu lazer com um bilhete de 24 horas.

Visite a pitoresca cidade velha de Albufeira que lhe oferece uma autêntica abundância de lojas e restaurantes locais ao longo das infinitas estradas paralelepipedais. A praça da cidade apresenta um cenário de antigas igrejas e encantadoras. É preenchida por uma excelente variedade de bares, música ao vivo e cafés.

Passeie através do túnel, através da torre do sino e do antigo castelo, até à fantástica praia dos Pescadores.

Mais Informação Acerca de City Sightseeing’s Tour em Albufeira

Observação de Aves

A 15 quilómetros do oeste de Albufeira, localiza-se uma grande lagoa salobra costeira protegida do mar pelo grande sistema de dunas da Praia Grande – Lagoa dos Salgados. A Lagoa dos Salgados atrai uma grande variedade de aves durante todo o ano. As migrações da primavera e do outono contam com o maior número de diferentes espécies. Algumas das aves que são consideradas raras são facilmente observadas neste local.

Este é o local de reprodução em Portugal para a espécie globalmente ameaçada – Patos Ferruginous – e é o lugar favorito para a nidificação de algumas espécies, como Purple Swamp Hens, Garça Vermelha e Garça-pequena. As garças estão normalmente presentes, tal como o Colhereiro e o Flamingo-comum.

Para aqueles com o “bichinho” de se deparar com o invulgar, esta área transformou-se num impressionante local de presença de uma vasta variedade de raridades portuguesas e europeias, como por exemplo Flamingo-pequeno, Tarambola-dourada-siberiana, Pilrito-peitoral, Maçarico-escolopáceo-americano.

A enorme variedade e quantidade de aves torna esta área um imperativo para qualquer observador de aves.

Bowling Green

O Algarve está a demonstrar ser um destino de muito sucesso para o Green Bowling.

O Bowling é um divertimento perfeito no clima quente do Algarve, durante todo o ano e o Balaia Golf Village oferece-lhe a possibilidade de experimentar esta modalidade!